25 de janeiro de 2008

vai uma rede aí, galego?

Eu e namorada sentados num canteirinho em frente a uma loja no Paraguai.
Tentávamos descansar, da caminhada pelos becos escuros, barulhentos e empoeiarados das barracas paraguaias.
Sentados, já tinhamos assistido o paraguaio mambebe (?) tentar vender uma rede (dessas de dormir, onde os antigos escravos nasciam) pra uma turista brasileira. Ele ofereceu a rede, e ela se interessou. Pronto! Vi os olhos do paraguense (!) brilhar com o interesse. 300 reais ele proclama. Trezentos reais e a moça levava o pedaço de pano raro e valioso. Ela achou que era muito dinheiro. 300 reais ela comprava uma arma e duas garrafas de wisky, pensou ela. Fez cara feia e reclamou do preço. Um pouquinho de insistencia e ela sabia que o preço cairia razoavelmente. 150 reais, o paragua proclama! Uau, ela teria conseguido 50 porcento de desconto!
Pronta pra tirar a carteira do bolso e pagar, e levar a bela iguaria (?) pra casa, o paragua se manifesta novamente:"Mas quanto você quer pagar?". Era como se eu estivesse assistindo uma propaganda das Casas Bahia. A moça já inclinada a levar, observa atentamente o homem, e olha de novo sua futura compra. Era impossível não ter percebido a ponta inferior da rede, que com certeza já teria se arrastado por alguns quilômetros de ruas paraguaias e tinha uma tonalidade um pouco mais escura. Ela fita novamente o vendedor ambulante de redes de grife, e responde a curiosa pergunta: "Quanto eu quero pagar? Hum, 10 reais." Deu uma risada sarcástica, segurou firme sua sacola de compras, deu as costas ao vendedor e saiu andando.
Nem um pouco abalado o paraguaiano (?) vira para nós, espectadores da negociação, chega bem perto e grita: "Vai uma rede aí, galego?". Era claro, que se eu estava sentado em pleno paraguai, sem comprar nada, eu não tinha dinheiro. Muito menos para uma linda rede como aquela. Ele não precisou insistir muito, entendeu minha pobre situação. Eu que não entendi o que ele quis dizer com galego.

Um comentário:

Denise Ridel disse...

Galegooo

E um canivete? um pacote de meias? barbeador? se vc rodar aqui dá até pra cortar cabelo! não?! um binóculo intão??

- não, obrigado. (pé no saco)